segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Homem e o Meio Ambiente

Tudo o que fazemos tem reflexos na Natureza que nos rodeia. Os homens primitivos causavam apenas ligeiras alterações mas o homem moderno e responsável por grandes danos ambientais.
Há 500 anos os europeus começaram a explorar o mundo. Levaram consigo animais e plantas armas modernas, tecnologias, doenças e um modo de vida que destruiu o equilíbrio ambiental das terras que descobriam.
O homem contemporâneo tem avançado com um processo de degradação do meio ambiente, e da qualidade de vida das populações dos grandes centros urbanos, e por seu lado a globalização espalha este problema por toda a humanidade. O conceito de “civilização” baseia-se hoje não extracção, benefício, transformação e exploração dos recursos naturais. Baseia-se ainda na industrialização e na aplicação de tecnologias muito poluentes (movidas pelos combustíveis fosseis) que degradam de dia para dia o estado do ambiente. Outra grande ideologia típica dos tempos que correm é a do “usa e deita fora”. Um consumismo sem fim em que vivemos.
O aumento da população é outro factor que ajuda a todo este processo. O ambiente é cada vez mais pressionado pela forte densidade populacional. Mais pessoas fazem com que seja necessário aumentar a produção alimentar, e a produção de todos os bens considerados essenciais, e até mesmo os mais supérfluos.É necessário fazer algo para mudar esta situação. Pois se nada for feito iremos acabar em risco de a vida humana na Terra estar ameaçada.

Sem comentários: