quarta-feira, 16 de abril de 2008

Criminalidade

Em sentido vulgar, crime é um acto que viola uma norma moral. Num sentido formal, crime é uma violação da lei penal incriminadora. No conceito material, crime é uma acção ou omissão que se proíbe e se procura evitar, ameaçando-a com pena, porque constitui ofensa (dano ou perigo) a um bem jurídico individual ou colectivo.
O que se passa no nosso país é o seguinte: consumo de droga à rédea solta, apesar das apreensões serem às toneladas; roubos e burlas a crescer e cada vez mais inventivos; raptos e lenocínios um pouco por todo o lado; sub-exploração humana de emigrantes; assaltos, os mais variados a toda a hora e lugar; guerras de gangs; fugas aos impostos; lavagem de dinheiro e engenharias financeiras fraudulentas; escolas cheias de conflitos, entre muitos outros acontecimentos alarmantes. Daqui passou-se, obviamente para os crimes violentos.
Ora, toda esta situação, que não pára de se degradar, põe em causa não só a nossa integridade física e moral, como nos corta a liberdade da nossa existência nas suas múltiplas facetas.No caso específico do Porto, as estatísticas da PSP mostram que estamos perante uma diminuição da criminalidade, mas que esta tem se tornado cada vez mais violenta

Sem comentários: