quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cultura

Cultura é o aspecto da vida social que se relaciona com a produção do saber, arte, mitologia, costumes, etc., bem como à sua perpetuação pela transmissão de uma geração à outra.
Vemos que actualmente Portugal sofreu grandes mudanças, no que diz respeito ao aspecto social, e estas mudanças foram no sentido de aproximação dos padrões de vida e dos comportamentos europeus.
No entanto a “nação” é a mesma. Pela cultura e pelo património; pela língua e pela memória; pelos valores e pelos mitos; pelas referências históricas e culturais; pelo sentimento de pertença e pela herança dos antepassados. Mas a sociedade é muito diferente. Mesmo se há costumes que se mantém. Há ainda traços especiais que criam a ilusão de que a mudança foi pouca. Por exemplo, o sentimento de atraso diante dos países europeus. A obsessão com a comparação com os outros povos mais desenvolvidos.Aspectos como a leitura, a música e a arte cinematográfica são temas actuais e de interesse geral para qualquer pessoa. São também aspectos que nos permitem retirar algumas conclusões respeitantes ao estado da cultura no nosso país.

Sem comentários: