quinta-feira, 8 de maio de 2008

Preconceito

Hoje em dia, com o mundo globalizado em que vivenmos, a diferença entre as pessoas é uma constante. Contactamos com pessoas de diferentes países, com diferentes culturas, Hábitos e orientações sexuais. O problema surge quando a diferença não é vista com bons olhos, quando nos achamos superiores a alguém devido à existência de diferenças.
Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de atitude discriminatória contra pssoas, lugares ou tradições diferentes daqueles que consideramos nossos. Costuma indicar desconhecimento prejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.É este que leva à discriminação quando as pessoas são classificadas pela sociedade de "diferentes" e considerados inferiores e excluídos dos privilégios desfrutados por aqueles que se consideram melhores.


O racismo é a tendência para o pensamento em que se dá grande importência à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, onde as que se consideram superiores discriminam as outras.Apesar de cada vez mais se tentar aproximar as diferentes culturas do mundo o racismo ainda é um facto bem visivel na nossa sociedade.


É necessário fomentar a ideia de igualdade e acabar com a separação e hierarquização de raças. Todos os Homens do Mundo são iguais e têm os mesmos direitos.

No que toca a discriminação social, a discriminação contra a mulher é um bom exemplo disso.
Muito já se fez para acabar com esta discriminação, e o que é certo é que se obtiveram muitos frutos. A posição da mulher na família e na vida social já não é o que era ( já não lhe compete exclusivamenste a lida da casa e a educação dos filhos).


A mulher já se emancipou. Estuda, tem formação e pode exercer as mesmas funções que um homem. No entanto, na área prodissional ainda se notam algumas discriminações. Quando o empregador encontra dois candidatos a um emprego, com a mesma formação, mas de sexos diferentes, opta em grande maioria por contratar o individuo de sexo masculino.


Na sociedade outras pesoas que também sofrem discriminação são os homossexuais, cuja sua orientação sexual não é bem vista nem aceite por uma grande maioria das pessoas

**************************

É necessário para com isto! Temos que compreender que não existem pessoas superiores nem inferiores. Todos temos os mesmos direitos. è preciso conhecer determinada realidade para poder falar sobre ela. O preconceito só existe devido a isso: as pessoas e julgam realidades que não conhecem. Devemos viver em conjunto num mundo que é para todos e não sá para alguns que se acham superiores

Sem comentários: