quarta-feira, 19 de março de 2008

Dependência do tabaco

Os jovens começam a fumar cada vez mais cedo.












Começam a fumar com o grupo de amigos, para se sentirem inseridos nele.


Para o jovem um cigarro entre os dedeos transmite lhe segurança.








É uma forma de imitar os adultos, e ainda de chamar a atenção devido ás baforadas de fumo.



O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco.


O tabaco foi introduzido em Portugal pelos nossos navegadores e foi levado para o resto da Europa por um embaixador francês( Jean Nicot) que frequentava a corte de D. João III.






A maioria dos fumadores fez a iniciação no uso do tabaco sem ter consciência dos perigos que daí advinham. Estes não deixam de fumar, não por falta de vontade, mas por incapacidade de o fazer. Presentemente, a situação dos jovens é diferente porque estes têm acesso a muita informação, conhecendo por isso as consequências do tabaco.











Em Portugal, o número de fumadores tem vindo a diminuir. No entanto, o hábito de consumo de tabaco entre as mulheres tem vindo a aumentar. Actualmente, 10,6% do total da população feminina é fumadora.


O consumidor pode experimentar sensações reconfortantes, favorecimento da memória, redução da agressividade, diminuição do aumento do peso e do apetite em relação aos doces ou relaxamento. No entanto são apenas as consequências que este sente no momento em que está a fumar.


O papel nocivo do tabaco no organismo é devido, fundamental mente, aos seus três principais elementos: nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. A nicotina provoca dependência, o alcatrão é uma substância com elevado poder cancerígeno e o monóxido de carbono dissolvido no sangue impede a ligação normal do oxigénio à hemoglobina, diminuindo a oxigenação dos tecidos.






Grande parte dos dependentes fuma mais dois ou três maços de tabaco por dia.






Os primeiros cigarros fumados têm consequências negativas para a saúde. Bastam sete segundos para a nicotina atingir o cérebro,estimulando os neurónios. As complicações incluem: a ocorrência de vertigens, olhos a chorar, as mãos a tremer, os músculos tensos, enjoo, alteração no gosto e no cheiro, aumento da pressão sanguínea.







O fumador depois de viciado não consegue deixar o consumo de tabaco. Está preso ao vício.


















Os pulmões de um fumador ficam enegrecidos pelos resíduos do tabaco, o que cria problemas respiratórios.




As pessoas que aspiram involuntariamente o fumo libertado pelos cigarros são designados por fumadores passivos.














As pessoas que estão próximas de fumadores, especialmente em ambientes fechados, inalam mais de 400 substâncias que podem prejudicar a saúde.
Um trabalhador que esteja 8horas exposto ao fumo do tabaco corre os mesmo riscos como se tivesse fumado 25 cigarros.





Por isso mesmo no início deste ano foi reformulada a lei, proibindo fumar em espaços fechados.



A nicotina e o monóxido de carbono atravessam a placenta da mulher grávida e actuam directamente na circulação do feto. Este ao nascer apresentará um peso inferior ao normal e saúde débil.





















FUMAR MATA. O cigarro mata, em Portugal, cerca de vinte pessoas por dia, e a nível mundial morre uma pessoa de oito em oito segundo devido ao consumo excessivo do tabaco.






Sem comentários: