sábado, 29 de março de 2008

As Dependências

Progressivamente as pessoas deixaram de apenas consumir ou utilizar as coisas. Utilizam-nas de tal modo que, por vezes, passam a guiar a sua vida em função delas. Estamos então a falar das dependências, um fenómeno com que nos deparamos não só nos dias de hoje mas desde sempre.
Mas, actualmente as dependências da nossa sociedade não são apenas dependências químicas, como o tabagismo, o alcoolismo ou a toxicodependência. Vivemos numa sociedade modernizada, sociedade esta que apresenta outros perigos. Dependência do telemóvel, da Internet, do jogo (quer no casino, quer on-line), das compras ou mesmo dependência sexual, são realidades mais comuns do que as pessoas podem pensar.
No entanto ninguém fica viciado a partir do primeiro contacto com a substância ou actividade. Ocorre sempre um processo, mais ou menos longo antes de isso acontecer.
A pessoa começa por experimentar, passa depois a uma situação de abuso ou uso nocivo, iniciando-se os problemas familiares, psicológicos ou sociais, ficando por fim dependente, estado onde perde o controlo e não consegue deixar de praticar tal actividade.
O dependente é, portanto, alguém que desenvolve um comportamento que em grande parte não consegue controlar.

Sem comentários: