segunda-feira, 12 de maio de 2008

No âmbito de Área de Projecto é suposto escolher um tema genérico, organizar a turma em grupos e cada grupo elaborar um trabalho sobre um subtema relacionado com o assunto base escolhido.
O tema genérico seleccionado pela nossa turma foi “A Sociedade Portuguesa”.
Dado este tema, achamos de imensa relevância observar os comportamentos que cada um de nós tem no quotidiano. Constatamos que, ao longo de um só dia, temos comportamentos de que nem nos apercebemos.
Temos hábitos, vícios que se apoderaram de nós mesmos. Agimos de formas variadas, quer quando estamos em casa, quer quando estamos com o nosso grupo de amigos. Por vezes agimos correctamente, temos atitudes construtivas e de valor. No entanto, noutras ocasiões temos atitudes completamente reprováveis.
Decidimos então, enveredar por uma vertente mais social do tema base escolhido. Elaboramos um trabalho sobre os Comportamentos da Sociedade Portuguesa.
Depois de o subtema ser escolhido e os assuntos a tratar serem planeados, começamos a pensar em qual seria o produto final deste trabalho. Acabamos por concluir que uma imagem vale mais que mil palavras. Organizamos então a informação, que pretendíamos apresentar, neste
“Álbum Fotográfico da Sociedade Portuguesa”.
Temos como objectivo reflectir sobre as atitudes, que todos nós temos de vez em quando, e ponderar se não existirão caminhos mais vantajosos para todos nós e para o meio em que vivemos. Para isso iremo-nos servir de imagens que fazem transparecer os ditos comportamentos, fundamentadas por textos da nossa autoria e por notícias que mostram a actualidade dos temas


Preconceito/Solidariedade

São duas realidades do mundo actual, a primeira bem mais visível que a segunda, infelizmente.
Com a globalização estamos cada vez mais em contacto com pessoas dos diferentes locais do mundo, todos com diferentes culturas, com diferentes modos de pensar. Mas temos que viver em conjunto e cada vez uns mais perto dos outros. Mas o que acontece frequentemente é que as pessoas sofrem discriminação por serem diferentes. Não há realmente o espírito de aldeia global, como era de esperar. Os Homens maltratam-se uns aos outros e não vivem em paz. Uns acham-se superiores aos outros e tentam inferiorizar aqueles que acham serem inferiores.
No entanto o que devia acontecer era o segundo tema (Solidariedade) estar cada vez mais presente no nosso quotidiano. O espírito de ajuda entre as pessoas de todo o mundo devia ser uma preocupação de todos. Se assim fosse todos iríamos contribuir para um mundo onde a igualdade estivesse cada vez mais próxima da realidade.
Cada um só pensa em si mesmo, e cada país só pensa em se desenvolver independentemente do estado que se encontram os outros. É isto que tem que mudar.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Preconceito

Hoje em dia, com o mundo globalizado em que vivenmos, a diferença entre as pessoas é uma constante. Contactamos com pessoas de diferentes países, com diferentes culturas, Hábitos e orientações sexuais. O problema surge quando a diferença não é vista com bons olhos, quando nos achamos superiores a alguém devido à existência de diferenças.
Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de atitude discriminatória contra pssoas, lugares ou tradições diferentes daqueles que consideramos nossos. Costuma indicar desconhecimento prejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.É este que leva à discriminação quando as pessoas são classificadas pela sociedade de "diferentes" e considerados inferiores e excluídos dos privilégios desfrutados por aqueles que se consideram melhores.


O racismo é a tendência para o pensamento em que se dá grande importência à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, onde as que se consideram superiores discriminam as outras.Apesar de cada vez mais se tentar aproximar as diferentes culturas do mundo o racismo ainda é um facto bem visivel na nossa sociedade.


É necessário fomentar a ideia de igualdade e acabar com a separação e hierarquização de raças. Todos os Homens do Mundo são iguais e têm os mesmos direitos.

No que toca a discriminação social, a discriminação contra a mulher é um bom exemplo disso.
Muito já se fez para acabar com esta discriminação, e o que é certo é que se obtiveram muitos frutos. A posição da mulher na família e na vida social já não é o que era ( já não lhe compete exclusivamenste a lida da casa e a educação dos filhos).


A mulher já se emancipou. Estuda, tem formação e pode exercer as mesmas funções que um homem. No entanto, na área prodissional ainda se notam algumas discriminações. Quando o empregador encontra dois candidatos a um emprego, com a mesma formação, mas de sexos diferentes, opta em grande maioria por contratar o individuo de sexo masculino.


Na sociedade outras pesoas que também sofrem discriminação são os homossexuais, cuja sua orientação sexual não é bem vista nem aceite por uma grande maioria das pessoas

**************************

É necessário para com isto! Temos que compreender que não existem pessoas superiores nem inferiores. Todos temos os mesmos direitos. è preciso conhecer determinada realidade para poder falar sobre ela. O preconceito só existe devido a isso: as pessoas e julgam realidades que não conhecem. Devemos viver em conjunto num mundo que é para todos e não sá para alguns que se acham superiores

Solidariedade



Vivemos numa sociedade cheia de desigualdades. Uns com tudo e outros com quase nada.



É então necessário que uns ajudem os outros, que haja uma preocupação global. É necessária a solidariedade.Todos têm direito às condições básicas de sobrevivência e a ter uma vida digna. Mas o que é certo é que as oportunidades não são para todos as mesmas e nem todos conseguem satisfazer as necessidades essenciais.

É então da responsabilidade da sociedade ajudar os mais carenciados a satisfazer estas necessidade, com a doação de alimentos e a prestação de serviços médicos gratuitamente.

O mundo é pequeno e todas as partes encaixam formando um só. É necessário que isto seja verdade em termos humanitários. é necessário que todos contribuam para tornar o mundo um ambiente mais justo e igual. Sentir aquilo que os outros sentem, participar em acções e campanhas solidárias são coisas que qualquer um pode fazer. Juntos por um mundo melhor!

Comportamentos dos Jovens

Apesar de a maioria dos outros comportamentos referidos no trabalho também lhes dizerem respeito achamos que teria relevância focar alguns comportamentos que os jovens da nossa sociedade revelam.
Muitos são os temas que poderiam ser aqui abordados, mas escolhemos apenas três que já retratam a faixa etária a que pertencemos. Falaremos de situações que estamos habituados a ouvir falar no dia-a-dia.
Problemas e questões sobre as quais já reflectimos e sobre os quais muito se fala nos media.
A gravidez precoce a aumentar, a sobrevalorização da imagem que leva por vezes ao maltrato do corpo, a arte urbana são os assuntos de que iremos falar neste capitulo.